top of page
AREA_RECUPERAÇÃO_CICERO_ACERVO_ECOPORÉ - Marcelo Ferronato _ Ecoporé.JPG

VIVEIRO CIDADÃO

Do que se trata o projeto

Viveiro Cidadão, desde 2013, quando recebeu o primeiro patrocínio da Petrobras, é referência na região centro-sul de Rondônia na recomposição florestal de áreas desmatadas para fins de adequação ao código florestal, proteção de recursos hídricos, educação ambiental, produção sustentável, geração de conhecimento e inovação.

Este projeto tem como objetivo ampliar as ações de recomposição florestal de áreas da Amazônia, promovendo o incremento de estoques de carbono, redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), formação de corredores ecológicos e promoção da biodiversidade, por meio de ações educativas e indutoras de desenvolvimento sustentável, envolvendo pequenos agricultores, mulheres, povos indígenas, comunidades tradicionais, negros e crianças em primeira infância.

Objetivos do Projeto

arvore.png

Ampliar as ações de recomposição florestal de áreas da Amazônia

dioxido-de-carbono.png

Promovendo o incremento de estoques de carbono

poluicao.png

Redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)

ecologia.png

Formação de corredores ecológicos e promoção da biodiversidade

Quais as Metas

1.1. Realizar 6 módulos de formação continuada para recomposição florestal.

1.2. Realizar 6 dias de campo voltados troca de saberes sobre a restauração ecológica e/ou produção sustentável.

2.1. Realizar 30 visitas guiadas ao viveiro.

2.2. Implantar 1 jardim sensorial e realizar ações junto a crianças em primeira infância e pessoas com deficiência.

3.1. Produzir 160 mil mudas de árvores de interesse regional para fins econômicos e/ou ecológico de espécies florestais e frutíferas para atender as ações de recomposição florestal de APP, RL, quintais produtivos e Sistemas Produtivos diversificados.

3.2. Criar uma rede de fornecimento de sementes florestais, envolvendo povos indigenas, comunidades tradicionais, agricultores e quilombolas, com vistas aumentar o número de matrizes porta sementes, a capacidade de fornecimento, diversidade genética e geração de renda.

4.1. Apoiar a recomposição florestal em 120 hectares de áreas de APP/RL em propriedades rurais.

5.1. Apoiar a implantação de 100 sistemas produtivos sustentáveis com o foco na segurança/soberania alimentar e geração de renda (quintais produtivos e/ou sistemas produtivos diversificados), incluindo mulheres (incluindo identidade de gênero).

6.1. Realizar o II seminário de corredores ecológicos.

6.2. Incidir em 16 espaços de controle social (fóruns, conselhos, grupos de trabalho, redes) contribuindo para articulação em rede e disseminação do conhecimento e de salvaguardas e garantias de direitos a povos indígenas, comunidades tradicionais, mulheres, negros e crianças em primeira infância.

7.1. Monitoramento da dinâmica de Carbono em plantios florestais mistos na Biomassa Vegetal viva acima e abaixo do solo e no solo.

7.2. Sistematizar e publicar informações quantitativas e qualitativas de temas relacionados ao projeto no decorrer de sua execução;

marcelo.jpg

Marcelo Lucian Ferronato

Coordenador

Biólogo, Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

Email:marcelo@ecopore.org.br

bottom of page