top of page
TimePhoto_20220624_113641 - Leonardo Ribas Amaral (2).jpg

ÁGUAS DO PIRARARÁ

Do que se trata o projeto

O projeto iniciou em Janeiro de 2022 e tem previsão de encerramento no primeiro semestre de 2023. Projeto patrocinado pelo Fundo de Restituição de Bens Lesados - FRBL do Ministério Público de Rondônia. Tem por objetivo.

 

Beneficiários: Proprietários rurais, agricultores e agricultoras / sociedade em geral.

 

Benefícios para os participantes: Assistência técnica especializada na recomposição florestal; Mudas florestais; Materiais para isolamento de áreas (Palanques e arame).

 

De acordo com resultados do diagnóstico realizado na Micro bacia do Rio Pirarará em 2016, pela SEDAM, os dados apontaram que o desmatamento na referida área se generalizou na maioria das propriedades rurais e avançou sobre as áreas protegidas de APP’s e Reservas Legais. Tendo em vista que, dados de imagens de satélites da área dessa micro bacia (COGEO/SEDAM, 2015) indicaram que de um total de 1.357,2624 hectares de áreas de APP’s, onde 70,8% da cobertura florestal original foi suprimida e atualmente necessita de recomposição. Consequência disso, ocorreram assoreamentos ou entupimento das calhas de algumas nascentes e afluentes; a compactação dos solos pela superlotação de animais em pastagem; o uso excessivo e às vezes desnecessário de venenos; carreadores de acessos internos favoráveis a enxurradas e arraste de sedimentos nas sarjetas laterais.

 

Diante de tais informações, a recomposição florestal de APPs e/ou Reserva Legal faz-se necessária em todas as propriedades rurais que tenham passivos, contemplando prioritariamente a micro bacia do Rio Pirarará, o qual é fonte de abastecimento de água no perímetro urbano, assim evitando que num futuro próxima a captação de água seja comprometida e toda a população de Cacoal seja impactada.

Objetivos do Projeto

Este projeto objetiva iniciar o processo de recomposição florestal das áreas degradadas e/ou alteradas nos cursos d´água do município de Cacoal-RO, prioritariamente na micro bacia do Rio Pirarará, evitando assim um colapso na captação e distribuição de água na área rural e urbana, de forma a garantir o acesso a água de qualidade tanto para os proprietários rurais, quanto para a sociedade em geral.

Quais as Metas

1. Recuperação de no mínimo 30 hectares de APP e/ou Reserva Legal

2. Doação de 50 mil mudas de espécies florestais

3. Atendimento a 30 propriedades rurais

leonardo-768x701.jpeg

Leonardo R. Amaral

Coordenador

Engenheiro Florestal, Mestre em Ciências Ambientais.

Email:leonardo@ecopore.org.br

bottom of page